O cinema digital traz uma tecnologia que sofre constantemente novos aperfeiçoamentos. O mundo digital possibilita produzir filme de forma mais barata e menos complicada. A implantação do cinema digital não é pela qualidade de imagens, cores, contrastes, e sim é uma briga comercial. É briga pela venda de filme virgem para produção e cópias, é briga por distribuição e por exibição.
O uso da moviola, equipamento de edição de película, dificilmente é usado. Hoje em dia este processo está obsoleto, e por isso todos os que filmam em película, telecinam seu material para digital, a fim de editarem em ilhas digitais não-lineares. Depois do filme editado, eles levam a marcação do negativo para o laboratório, onde este é cortado e emendado de acordo com a edição feita digitalmente. Depois da emenda, o filme é copiado e tem sua primeira cópia pronta para ser exibida nos cinemas.
Na edição digital, o processo é um pouco diferente: depois de filmar, ou gravar, o cineasta pode ir direto para a ilha digital e editar seu filme. Com o filme pronto, é só enviar para os laboratórios especializados e fazer sua cópia em película. A imagem não é a mesma de um filme realizado em película, já que os grãos da película dificilmente são reproduzidos, mas o gasto é infinitamente menor.
As vantagens dos sistema digital está em transformar a imagem em sinal eletrônico diferente do cinema em película, que sensibiliza o filme virgem.O processo de revelar, telecinar, criar efeitos especiais e editar em película torna o cinema caro demais, dificultando a produção de filmes independentes. O cinema digital reduz custos e tem tudo para provocar uma disparadas de produções, que mostrem novos diretores.
Para tornar competitivos os cinemas emergentes e garantir
a rentabilidade dos investimentos dos seus produtores é imprescindível aumentar
o número de espectadores nos seus mercados domésticos e abrir novos mercados no
cenário internacional. Deste modo, o marketing de cinema se desenvolve com a
finalidade de maximizar o público de um determinado filme e, conseqüentemente,
gerar o maior lucro possível para seus realizadores fomentando, então, a
concepção e produção de novos filmes. Esta permutação cíclica atende ao
princípio de perenidade que todas as empresas do ramo audiovisual almejam. A
publicidade e o design, entre outras ferramentas, auxiliam ao marketing de
cinema na sua tarefa de efetivar esse princípio. É atribuído ao anúncio, um suposto
poder coercivo. Tomaremos por
objeto de estudo o Site de Cinema na sua relação com o filme que promove. Deste
modo, a pesquisa proposta, ao analisar Sites promocionais de alguns filmes
visa: (1) Contribuir para o desenvolvimento de uma teoria que fundamente os
procedimentos de concepção da referida peça promocional, através da sua relação
intertextual com os seus pré-textos e para-textos; (2) discutir aspectos do
design de interfaces interativas em propaganda; (3) contribuir para a
compreensão dos efeitos e as mudanças que a introdução de novas tecnologias
comunicacionais ocasionam no sistema de marketing de cinema; (4) Contribuir
para o desenvolvimento de processos metodológicos em face da análise de Sites
de Cinema enquanto meios de comunicação multimodal.
Postado por Edinalva Chales, aluna do Curso de Tecnólogo de Marketing
Postado por Edinalva Chales, aluna do Curso de Tecnólogo de Marketing
0 comentários:
Enviar um comentário